Confira a programação do I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido
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20 NovDia 1
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21 NovDia 2
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22 NovDia 3
Conferencista: Adrian Gustavo Zarrilli (UNQ)
Palestrante: Maria Verônica Lins (UFCG)
Moderador: Hugo Viera (IFPB)
Palestrante: Sebastião Pinheiro (UFRGS)
Moderador: Simão Lindoso de Souza (UEPB)
Debatedor(es):
Bruno Sardeiro (Coordenador (IABS)
Eric Jorge Sawyer (IABS)
Marcela Gonçalves Miranda (IABS)
Adélia Alencar Brasil (IABS)
Moderador: Luís Tadeu Assad (Diretor Presidente - IABS)
Ministrante: Leonardo Bezerra de Melo Tinôco (UEPB)
MINICURSO 01: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Este minicurso tem como proposta discutir sobre a educação do campo na perspectiva da educação ambiental a partir do cordel, como suporte e linguagem educacional. O intuito é refletir o quadro atual da educação do campo e a partir dela pensar aspectos pertinentes a consumo e proteção ambiental observando as contribuições dos textos dos cordéis na interpretação e produção de aspectos sociais que norteiam o espaço do campo. Para que possamos tecer uma reflexão e criarmos possibilidade de prática para tal ação, propomos uma discussão, que entrelace a história e a proposta pedagógica de uma educação do campo e seu lugar espaço na educação formal e não formal.
Ministrantes: Hertha Cristina Carneiro Pessoa; Silvano Fidelis De Lira; Patrícia Cristina de Aragão
FecharMINICURSO 02: ESGOTAMENTO SANITÁRIO E MANEJO DAS ÁGUAS PLUVIAIS E DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL
O Curso visa trazer reflexões sobre a sustentabilidade do ‘manejo das águas pluviais e a drenagem urbana e o esgotamento sanitário, quanto ao seu papel face a escassez hídrica, avaliando os instrumentos Outorga Onerosa do Direito de Construir e da Alteração de Uso e as Operações Urbanas Consorciadas à luz dos Estatuto das Cidades e Estatuto da Metrópole.
Ministrante: Aldo da Fonseca Tinoco Filho
FecharMINICURSO 03: AGROECOLOGIA: AGRICULTURA DA VIDA
O uso intensivo e indiscriminado de agrotóxicos e a liberação das sementes transgênicas tem se constituído um grave problema tanto para as famílias agricultoras e trabalhadores/as rurais como para a população em geral. Vários estudos em Saúde Coletiva evidenciam que o nível e a extensão do uso dos agrotóxicos no Brasil estão comprometendo a qualidade dos alimentos e da água para o consumo humano. Em 2015, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) publicou seu posicionamento contra as atuais práticas de uso de agrotóxicos, bem como a liberação das sementes transgênicas no Brasil, associando ao aumento de casos de diversas doenças, incluindo o câncer. O impacto ao meio ambiente também é outro agravante desse modelo de “agricultura da morte”, causando adoecimento e mortes de animais, perda da biodiversidade e da soberania alimentar das famílias agricultoras. A produção de base agroecológica tem como base o equilíbrio ecológico, a eficiência econômica e a justiça social, é um modelo de “agricultura da vida”. A proposta deste minicurso é sensibilizar os/as participantes sobre os riscos à saúde humana e ao meio ambiente do uso de agrotóxicos e das sementes transgênicas, e divulgar a Agroecologia, como uma possibilidade de qualidade de vida para as populações rurais e urbanas.
Ministrantes: Shirleyde Alves dos Santos; Élida Barbosa Correa
FecharMINICURSO 04: MÚSICA, LITERATURA E MEIO AMBIENTE: CONFLITOS E TENSÕES
"Segundo os PCNs, para cada ser vivo que habita o planeta, há um espaço em seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem por meio de relações de troca. A esse espaço dá-se o nome de meio ambiente. Ainda de acordo com os pcns, é papel da escola mostrar ao educando que o homem faz parte desse meio ambiente e que estabelece com ele relações sociais, econômicas e culturais ,sendo então esse conjunto de relações objetos da área ambiental. Para que se formem cidadãos conscientes do papel de cada elemento que constitui o meio ambiente, a escola precisa desde cedo se preocupar com a formação do discente para o respeito e a preservação do meio ambiente, já que é através das relações presentes nesse meio que é possível a vida na terra. Dada a importância do tema, procuramos mostrar, neste minicurso, sugestões metodológicas que tornem possível uma reflexão sobre o meio ambiente que transite por várias disciplinas do currículo e que possam ser trabalhadas por professores durante vários períodos do ano letivo e não apenas ,por exemplo, no dia 6 de junho, dia do meio ambiente. As propostas de trabalho sobre o tema meio ambiente que apresentaremos são todas usando como material didático a música e a literatura. Abordaremos temas pertinentes à questão ambiental, como também aos conflitos e às tensões inerentes a ele, como a dicotomia progresso x preservação e a luta de ambientalistas pela preservação do meio ambiente. Nosso minicurso tem como público-alvo professores de várias disciplinas, da educação fundamental ao ensino médio.
Ementa: • Meio Ambiente , PCNS e Ensino; • As primeiras leis ambientais em Portugal no brasil: a que interesses atendiam? • A música e a literatura na sala de aula: propostas metodológicas para um ensino multidisciplinar; • Sugestões metodológicas a partir de letras de canções e de obras literárias de estilos e épocas diferentes".
Ministrantes: Virna Lúcia Cunha De Farias; Edvaldo Lacerda Cavalcanti.
FecharMINICURSO 05: SEMENTES CRIOULAS: DIVERSIDADE E RISCO DE EROSÃO GENÉTICA
Utilização das sementes pela humanidade; diversidade das variedades locais; o papel dos guardiões de sementes da paixão, métodos de seleção de sementes e multiplicação das variedades locais crioulas; avanço no reconhecimento do valor e importância das sementes crioulas para segurança alimentar; bancos sementes: tipos, importância e principais dificuldades na gestão; estudos realizados, estudos em andamento e risco de erosão genética por contaminação das sementes crioulas.
Ministrantes: Hugo Vieira; Maria Verônica Lins
FecharMINICURSO 06: BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA
O objetivo desde minicurso é transmitir as linhas gerais de programas de biomonitoramento, ou monitoramento biológico, entendido como o uso sistemático de respostas biológicas para avaliar mudanças ambientais com o objetivo de utilizar esta informação em um programa de controle de qualidade. Estas mudanças normalmente estão associadas a fontes antropogênicas. Os bioindicadores têm sido utilizados no monitoramento de reservatórios, trechos de importantes bacias hidrográficas sob diferentes níveis de impacto antrópico. O princípio é simples: submetidos a condições adversas, os organismos resistem ou morrem. Portanto, a composição em espécies e a distribuição espaço-temporal dos organismos aquáticos alteram-se pela ação dos impactos. Quanto mais intensos forem, mais pronunciadas serão as respostas ecológicas dos organismos aquáticos bioindicadores de qualidade de água, podendo haver inclusive a extinção local, ou seja, exclusão de organismos sensíveis à poluição.
Ministrantes: José Etham de Lucena Barbosa; Juliana Santos Severiano
FecharMINICURSO 07: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O REUSO DE ÁGUA NA AGRICULTURA NO SEMIÁRIDO.
Ministrantes: Adriana Guedes Magalhães; Emanoel Lima Martins
FecharModalidade Comunicação Oral
Debatedor(es):
Nildo da Silva Dias (UFERSA)
Aldo da Fonseca Tinoco (UNIRN)
Djalma Ribeiro da Silva (UFRN/NUPPRAR)
José Etham de Lucena Barbosa (UEPB)
Raoni Batista dos Anjos (UFRN/NUPPRAR)
Moderadora: Celia Regina Diniz (UEPB)
Modalidade Comunicação Oral
- Povos Indígenas e Direitos Humanos: Direito à Multiplicidade Ontológica na Resistência Tupinambá - André Augusto Salvador Bezerra.
- Pensando Física - Leonardo Diego Lins.
- Formação de Docente e Educação Ambiental - Maria Lindalva Oliveira Fernandes, Débora Barros Andrade.
Debatedor(es):
Euripedes Funes (UFC)
Edson Hely Silva (UFPE)
Regina Horta Duarte (UFMG)
Moderadora: Rozeane Albuquerque de Lima (UFPE)
Conferencista: Alex Ricardo Caldera Ortega (UG)
Palestrante: Nildo Dias (UFERSA)
Moderador: Leonardo Bezerra de Melo Tinôco (UEPB)
Ministrante: Daniele Claudino Maciel (IFAL)
MINICURSO 08: MANEJO DA FERTILIDADE BIOLÓGICA DE SOLOS DO SEMIÁRIDO
O solo é um ecossistema vivo, dinâmico e complexo que determina muitas funções nos ecossistemas terrestres. Assim, para avaliar a fertilidade do solo é preciso conhecer algumas propriedades do solo chamadas indicadores, que são atributos que medem ou refletem o status ambiental ou a condição de sustentabilidade do ecossistema no tempo e no espaço. A avaliação da fertilidade do solo por meio de atributos é bastante complexa devido às inter-relações e variações de fatores físicos, químicos e biológicos. O grande desafio dos estudos sobre fertilidade é com relação ao desenvolvimento de metodologias para sua avaliação em ambientes modificados pelo homem. Assim pretendemos discutir vários aspectos sobre solo e relacioná-las dentro de uma perspectiva holística de manutenção da fertilidade. A oficina será dividida em duas partes: na primeira será trabalhado o conceito de fertilidade do solo a partir das percepções dos participantes e em seguida, estratégias para manutenção da fertilidade do solo em sistemas agrícolas.
Ministrantes: Simão Lindoso de Souza; Sebastião Pinheiro
FecharMINICURSO 09: O QUE É E QUEM FAZ ECOLOGIA HUMANA? UMA VISÃO MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE DA ECOLOGIA HUMANA NO BRASIL E NO MUNDO
Este minicurso pretende discutir os aspectos gerais da Ecologia Humana, suas bases epistemológicas, as disciplinas científicas que interagem no campo da Ecologia Humana, a diferença entre Ecologia Humana e Geografia Humana e as pesquisas em Ecologia Humana na Contemporaneidade.
Ministrante: Carlos Alberto Batista Santos
FecharMINICURSO 10: ECOGASTRONOMIA E CONSUMO: COMER É UM ATO POLITICO
Este minicurso tem por objetivo refletir sobre ecogastronomia, consumo sustentável e segurança alimentar. Considerando que o ato de comer na contemporaneidade envolve questões sobre sustentabilidade, saúde, responsabilidade social e ambiental. Será um momento para analisar narrativas a respeito de algumas formas de ativismo alimentar, a exemplo da agroecologia, agricultura orgânica, comércio justo (fair trade), slow Food e vegetarianismo e veganismo.
Ministrantes: Regina Coelli Gomes Nascimento; Nara Gomes dos Santos
FecharMINICURSO 11: METODOLOGIAS PARA ELABORAÇÃO DE REVISÃO DA LITERATURA COMO FOCO NO MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA
Os artigos de revisão, assim como outras categorias de artigos científicos, são uma forma de pesquisa que utiliza fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar teoricamente um determinado tema. Este minicurso se propõe a oferecer uma discussão e base teórica para elaboração de artigos utilizando métodos s para a elaboração de uma revisão bibliográfica sistemática como a Metanálise e Revisão Integrativa. Como metodologia adotada, o estudo discute o método da revisão integrativa, pertencente à revisão bibliográfica sistemática. Será apresentado, por primeiro, a revisão bibliográfica sistemática. Posteriormente, discutem-se as metodologias para a revisão da literatura nos estudo nas áreas de ciências sociais aplicadas e, por fim, apresenta-se o método da revisão integrativa como uma proposta a ser incorporada na prática da revisão da literatura.
Ministrante: Leonardo Diego Lins
FecharMINICURSO 12: SISTEMAS DE PRODUÇÃO NA REGIÃO SEMIÁRIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
O curso visa trazer reflexões sobre sistemas de produção, seus desafios e contextos da região semiárida com objetivo de discutir as tecnologias sociais no contexto agroecológico como instrumento estratégico de desenvolvimento sustentável, implantando e multiplicando as experiencias exitosas de tecnologias sociais voltadas para o Semiárido.
Ministrante: Walter Alves de Vasconcelos
FecharMINICURSO 13: MODELAGEM DE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E/OU AMBIENTAL
O que são os negócios de impacto social e ambiental, como estes se relacionam com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, quais inovações e soluções eles trazem para o mercado tradicional. Apresentação de conceitos e ferramentas para desenvolver modelos de negócios e um panorama do ambiente de impacto no Brasil.
Ministrante: Marcela Gonçalves Miranda
FecharMINICURSO 14: BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
Ministrantes: Gleydson Kleyton Moura Nery; Janiele França Nery
FecharModalidade Comunicação Oral
Debatedor(es):
Mônica Maria Pereira da Silva (UEPB)
Leonardo Diego Lins (UNEB)
Eunice Palmeira da Silva (IFAL)
Patrícia Cristina de Aragão (UEPB)
Moderador: Edson Hely Silva (UFPE)
Modalidade Comunicação Oral
Palestrante: Durval Muniz de Albuquerque (UFRN)
Moderadora: Regina Horta Duarte (UFMG)
Palestrante: André Augusto Salvador (USP)
Moderadora: Mércia Rejane Rangel Batista (UFCG)
Debatedor(es):
Angelo Giuseppe Chaves Alves (UFRPE)
Maria Norma Ribeiro (UFRPE)
Rômulo Romeu da Nóbrega Alves (UEPB)
Moderadora: Daniele Claudino Maciel (IFAL)
Modalidade Pôster
Eixo 1- Populações, territórios, identidades e ambientes
Debatedor: Carlos Alberto Batista Santos (UNEB)
Eixo 2 - As dimensões do desenvolvimento: inovação, sustentabilidade e justiça social
Debatedor: Leonardo Bezerra de Melo Tinôco (UEPB)
Debatedor(es):
Mateus Cunha Mayer (INSA)
Pedro Henrique da Silva Oliveira (INSA)
Rodrigo de Andrade Barbosa (INSA)
Alysson Gomes de Lima (INSA)
George Rodrigues Lambais (INSA)